Meu TCC foi uma proposta de protótipo de aplicativo de leitura colaborativa, inspirado em clubes de leitura tradicionais.
Metodologia
A metodologia base foi o diamante duplo, as fases de descoberta, definição, desenvolvimento e entrega foram delineadas, mas o processo não foi linear, eu fui e voltei várias vezes no processo.
A fase da descoberta, isto é, pesquisa incluiu pesquisa benchmarking (com plataformas relacionadas à leitura e a plataformas colaborativas), matriz CSD, entrevista estruturada e participação em uma sessão de clube de leitura para fazer um diário de bordo.


Benchmarking
Eu cataloguei as funções dos aplicativos, sites e plataformas do benchmarking em tabelas para visualizar as funções que as plataformas de leitura e as plataformas colaborativas têm.

Após a coleta de dados, tratou-os identificando as experiências dos leitores no que diz respeito a leitura em si, marcação em livros e contato com outros leitores (tanto em participação em clubes, como com amigos, familiares ou por redes sociais).
Nesse momento foi quando delimitei que o produto digital a ser prototipado seria um aplicativo para celular para catalogar e ler de forma colaborativa livros de domínio público. A escolha disso se deu porque a maior parte das pessoas entrevistadas acessa conteúdos sobre leitura pelo celular, gostam de catalogar e, de alguma forma, discutir literatura. Tornar o foco em livros de domínio público implica que não precisa haver compras no aplicativo, nem usar da pirataria para que o aplicativo aconteça.
Entregáveis
Com a análise feita, tentei resumir quais eram as funções mínimas necessárias: ler (leitura em si e discussão de livros), explorar (procurar livros e catalogar leituras) e registrar (atualizar leituras), a partir disso, criei um sitemap.

Sitemap
Eu fiz o benchmarking novamente, dessa vez para analisar quais funcionalidades existem em cada tela e a estética geral.

Fiz um guia de estilo explicativo para implementações futuras.

Protótipo de baixa, média e alta fidelidade, sendo o primeiro quase que um rabisco no papel, só para colocar para fora as ideias.




Usabilidade
Assim que o protótipo estava pronto, testei ele com 1 possível usuário: homem de 23 anos, prefere ler livros físicos à digitais, mas também lê bastante por Kindle.
Expliquei o propósito do aplicativo e que o único livro clicável era o Memórias Póstumas de Brás Cubas. Foi pedido que ele o usasse enquanto eu o observava buscando interferir o mínimo possível, só fazendo perguntas sobre o que ele achava do que via.

Walkthrough
Nas telas do walkthrough, ele tentou arrastar para o lado para ver o que tinha depois, provavelmente ele supôs que tinha mais devido as duas bolinhas roxas, uma maior e uma menor que indicava uma segunda informação. Mas essas telas eram de clicar, então ele teve dificuldade nisso, de fato faria mais sentido se elas fossem de arrastar.
Minha estante
Na página Minha estante, ele arrastou os livros e tentou clicar no livro do Machado de Assis, tentou clicar na capa e no título e nada acontecia, pois o único clicável era o ghost button “Sinopse”.
Na página Minha estante, o usuário teve dificuldade em encontrar o botão para ir para outra tela, a capa, o título e autor deviam ser clicáveis, poderia levar para a leitura do mesmo ou para a página de sinopse, a depender de testes futuros, mas deveria ter uma área maior de clique do que só o “sinopse”.
Leitura
Na página de leitura ele não gostou da rolagem infinita para baixo, ele preferiria que fosse clicando na lateral como é no Kindle. A rolagem infinita é comum em leitura de PDF ou arquivos de texto. Neste caso, seria necessário fazer mais pesquisas a respeito do modelo mental mais comum para leitores, de repente, dar essa escolha para o usuário, que ele possa configurar o aplicativo para que se possa ler com rolagem infinita ou imitando um livro físico: virando a página da direita para a esquerda.
Página de erro
Ele gostou da página de erro com a ilustração do gatinho e frase divertida para descontrair, mas ainda informar o tipo de erro.
O usuário gostou do protótipo e baixaria o aplicativo se estivesse disponível.
Você pode testar o protótipo no Figma.

Eu cataloguei as funções dos aplicativos, sites e plataformas do benchmarking em tabelas para visualizar as funções que as plataformas de leitura e as plataformas colaborativas têm.